Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

IV Seminário Guardas Municipais e Segurança Público - Inspetor Claudio Frederico de Carvalho


O coração do Brasil parou para ver a Marcha Azul Marinho passar


“Brasil por mais segurança, afinal nossas crianças estão morrendo”.

Na quarta-feira 23 de maio de 2012, a capital do Brasil passou a contar como uma data histórica no seu calendário para a Segurança Pública do País.
Mais de trezentas delegações de Guardas Municipais de todas as unidades federativas, juntas, lado a lado, ombro a ombro, marcharam pela Esplanada dos Ministérios terminando o trajeto na sede do Congresso Nacional. Todo o deslocamento contou com o apoio dos agentes de trânsito da capital brasileira e a escolta da Polícia Militar sob o comando do Ten-Cel PM Gouveia (Comandante do Batalhão Esplanada) que seguia a frente, abrindo o caminho e dando segurança nesta Marcha Histórica para a Nação.
O Presidente da ONG Segurança dá Vida e organizador do evento, CD Mauricio Domingues Naval, frisou que o objetivo a ser alcançado é informar a toda sociedade sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Guardas Municipais em prol da população, que através de um policiamento comunitário associado as ações de fiscalizadoras, exercem também o policiamento preventivo promovendo uma segurança cidadã e comunitária, um modelo de policiamento que sempre está no local antes do crime acontecer.
Essa é uma luta de todos visando à efetiva municipalização da segurança pública através da aprovação da PEC 534/02, assim como a unificação e elitização das polícias civis e militares com a aprovação da PEC 300/08 com alterações inclusas pela PEC 446/09.

A IV MARCHA AZUL MARINHO foi um grande sucesso, estiveram presente representantes de Associações e Sindicatos de Guardas Municipais de todo o país entre outras organizações e entidades de classe, bem como, representantes das Guarda Municipais e Civis Municipais de mais de trezentos municípios da federação.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ação integrada garante a segurança no Atletiba


Paz no Futebol
14/05/2012 11:17:00

Foto: Divulgação
O resultado da grande operação de segurança montada para o Atletiba deste domingo (13) foi positivo, na avaliação do inspetor Claudio Frederico de Carvalho, que comandou as operações da Guarda Municipal de Curitiba. Apenas uma ocorrência, de um torcedor agredido no bairro Boa Vista, foi registrada pela Guarda. A partida definiu o campeonato estadual de 2012.

Foto: Divulgação
“Não tivemos nenhum registro de vandalismo ou danos em ônibus e estações tubos relacionados ao Atletiba”, explicou Frederico. As únicas exceções, segundo ele, foram dois ônibus que tiveram vidros quebrados nos municípios de Pinhais e Almirante Tamandaré.
Foto: Divulgação
O efetivo da Guarda que atuou no evento foi maior do que o previsto inicialmente. “Trabalharam na operação de maneira direta em média 150 Guardas Municipais, sendo utilizadas 19 motocicletas e 34 automóveis”, afirmou Frederico. A Polícia Militar colocou 950 homens nas ruas de Curitiba, o maior efetivo na história para uma partida de futebol no Estado.
A única ocorrência - Leonardo de Souza Vanderli, 17 anos, sofreu um corte na cabeça após um confronto entre torcidas. O incidente aconteceu na manhã do domingo, próximo ao terminal do Boa Vista. Após ser atendido pelo CMUM Boa Vista, ele foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Carta ao Autor do Projeto de Lei 1332/2003 - Deputado Federal Arnaldo Faria De Sá


Exmo Sr. Dr Deputado Federal Arnaldo Faria De Sá,

Com muita satisfação e alegria venha acompanhando vossos trabalhos, os quais sempre vem a dignificar a Nação brasileira, grandiosos projetos e relatorias magníficas fazem parte da sua história nesta Egrégia Casa Legislativa.
Bem sabemos que como homem público ficou a frente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, onde com muito profissionalismo conduziu uma das maiores instituições policiais do Brasil.
Cônscio do seu carinho e admiração pelas Guardas Municipais foi o autor de vários projetos que trazem as Guardas Municipais mais próximas da população e vindo a cumprir com mais dignidade sua função primordial que vem a ser “proteger o cidadão”.
A poucos anos atrás pude ler com muita alegria o Projeto de Lei nº 1332/2003, de vossa excelência no, trabalho feito com muito esmero e dedicação foi alvo de muitos debates positivos por representantes da classe em todo o país, é certo que sem exceção todos acatamos vosso projeto o qual era uma verdadeira obra de arte feita por uma das melhores mentes desta nossa Nação, nos honrando muitíssimo com este trabalho.
O fato é que infelizmente o PL 1332/03, não foi votado em tempo hábil, muito embora tenha recebido um relatório favorável do nobre Deputado Federal Bosco Costa, acabou ficando sempre preso em uma ou outra tramitação, quase sempre por interferência do Cabo Júlio (que de segurança pública pouco entende) e muito menos sobre autonomia dos entes federados.
Hoje este mesmo projeto de lei esta sob relatoria do Deputado Federal Fernando Francischini, e infelizmente sendo assessorado pelo douto cabo Júlio, o mesmo refez todo o parecer (coisa que não sei se tem esta competência) e acabou modificando TODO o projeto inicial e excluindo vosso brilhante e magnífico trabalho bem o relatório 06/04/2006.
Como o novo parecer foi apresentado em 04 de maio do corrente, temos o Prazo para Emendas ao Substitutivo a contar de 08/05/2012, ou seja, nas próximas 5 sessões ordinárias.
Gostaríamos muitíssimo que Vossa Excelência e demais Deputados Federais que efetivamente se preocupam com o BEM GERAL DA NAÇÃO e PRINCIPALMENTE com o CIDADÃO, que apresentem emendas ao Substitutivo, trazendo a essência do projeto inicial e rejeitando as alteração obscuras apresentadas ao projeto em tramite.
Atenciosamente,
Claudio Frederico de Carvalho,
e TODA A NAÇÃO AZUL MARINHO que se preocupa com o bem estar da Nação e com os Direitos do Cidadão (munícipe).

SUBCOMISSÃO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CONVITA TODOS OS GM´S DO ESTADO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA




click na imagem para ampliar

A Subcomissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa da Bahia convida a todos os Guardas Municipais a participarem da Audiência Pública sobre o tema Rede Municipal de Segurança Pública com Cidadania. A mesma acontece no dia 10 de maio de 2012 (quinta-feira), das 14h às 17h30min, nas Salas das Comissões Luis Cabral e Herculano Menezes, situados na própria Casa Legislativa.

Fonte: ASCOM/SUSPREV

Secretária Nacional de Segurança Pública visita o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana – SP.



No dia 04 de maio de 2012, a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki visitou o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Na ocasião a mesma foi recebida pelo Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana e Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Joel Malta de Sá e pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana Edsom Ortega Marques.
A Secretária conheceu a Central de Telecomunicações, a Sala de Videomonitoramento, além da Sala de Situação e outras instalações do Prédio do Comando Geral da GCM.
Dentre os assuntos tratados e de interesse da Corporação, os principais foram:

  1. Aposentadoria Especial para as Guardas Municipais:
Ao contrário de alguns informes de que as Guardas Municipais foram retiradas do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a aposentadoria especial, cabe informar que as Guardas Municipais estão contempladas no Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar Nº 330, de 2006, o qual considera como atividade de risco a atividade exercida em Guarda Municipal.

  1. Marco Regulatório das Guardas Municipais
A Sra. Secretária informou que o texto final do Projeto de Lei que trata do Marco Regulatório das Guardas Municipais está em fase final de revisão, o texto será encaminhado ao Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para divulgação.
A expectativa é de que o mesmo seja aprovado este ano.

  1. Congresso Nacional das Guardas Municipais
A Sra. Secretária achou importante e estratégica a mudança da data de realização do 22º Congresso Nacional das Guardas Municipais, o qual ocorreria nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012.
A previsão é realizarmos o Congresso no mês de novembro-12, em data a ser divulgada dentre alguns dias.
A Sra. Secretária informou que fará todos os contatos necessários para que a Excelentíssima Sra. Presidenta da República Dilma Roussef faça a abertura do Evento, o que seria de extrema importância para as Guardas Municipais em um ano tão importante para o nosso segmento.

Brasília - O governo federal pretende lançar nos próximos meses o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. A ferramenta, anunciada em fevereiro pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prevê um sistema de informação com dados atualizados de segurança pública e padronização do registro de ocorrências no país.

Outros informes serão transmitidos posteriormente.

Um grande abraço a todos.
JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conselho Nacional das Guardas Municipais realiza Reunião da Diretoria no Rio de Janeiro






Nos dias 10 e 11 de abril de 2012, no Rio Centro na cidade do Rio de Janeiro, na
Sala de Reuniões dos Órgãos Policiais na Feira de Segurança – LAAD foi realizada
reunião com a Diretoria do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

O Exmº Sr.Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, bem como a Secretária
Nacional de Segurança Publica Regina Miki estiveram presentes na abertura do Evento.

Em conversa com o Sr.Ministro da Justiça, o Presidente do Conselho solicitou
que o mesmo apressasse o encaminhamento dos trabalhos realizados pelo Grupo criado
pela Secretaria Nacional de Segurança Publica a fim de propor o Marco Regulatório das
Guardas Municipais, tendo o Sr. Ministro informado que irá agilizar o andamento dos
trabalhos.

1. Carlos Natanael Geremias – GM Barra Mansa – RJ - 1º Vice-Presidente.

2. Flávio José Romarico Gusmões – GM Recife – PE.

3. Sebastião Freitas da Silva – GM Caxias do Sul – RS - Presidente Regional Sul.

4. Gutemberg Ferreira Oliveira – GM Manaus – AM – Presidente Regional Norte.

5. José Ribamar S. P. Sousa – GM Macapá – AP.

6. Fernando Cezar Zarantonello – GM de Cabreuva – SP – Presidente Regional Sudeste.

7. Elias Rodrigues de Oliveira – GM Juazeiro – BA – Presidente Regional Nordeste.

8. Edivan Bezerra Costa – GM Natal – RN – Ouvidor e Assessor do Conselho.

9. Admilson José da Silva – GM de Paulista – PE – Assessor do Conselho.

A reunião foi aberta pelo Coronel Lima Castro – Comandante Geral da
Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o qual deu as boas vindas aos participantes
e falou dos grandes avanços e conquistas da Guarda Municipal daquele Estado.

Na reunião foram tratados vários assuntos de interesse das Guardas
Municipais, dentre eles:

1. Andamento dos trabalhos de criação do Cadastro Nacional Informatizado
das Guardas Municipais, o qual terá informações em tempo real de
todas as Guardas Municipais do Brasil.

- Os Presidentes Regionais estão entrando em contato com os Comandantes
de Guardas Municipais e colhendo os dados necessários para o cadastro.

- É importante que todas as Guardas Municipais preencham os
questionários encaminhados para que tenhamos informações precisas e
confiáveis de todas as Guardas Municipais no Brasil.

- Estamos solicitando que as Guardas Municipais indiquem os servidores
que irão inserir os dados no sistema, estes servidores serão treinados e
receberão senhas para acessarem o sistema.

2. Realização do 22° Congresso Nacional das Guardas Municipais.

- O 22° Congresso Nacional das Guardas Municipais será realizado na
Cidade de São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012, no Grande
Auditório da São Paulo Turismo.

- Dentre as autoridades convidadas estão a Excelentíssima Sra. Presidenta
da República Dilma Roussef, o Excelentíssimo Sr.Ministro da Justiça José
Eduardo Cardoso Cardozo, a Secretaria Nacional de Segurança Publica
Regina Miki, dentre outras autoridades.

- Todos os Guardas Municipais do Brasil estão convidados para o Evento.

- Durante o Congresso haverá um espaço para a reunião de Comandantes e
Dirigentes de Guardas Municipais.

- Estaremos publicando uma Nota sobre o Congresso.

3. Divulgação dos Trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho criado
pela SENASP a fim de propor o Marco Regulatório das Guardas
Municipais.

Isenção de IPI para aquisição de veículos e equipamentos para as Guardas
Municipais.

Isenção de tarifa para uso pelas Guardas Municipais do número 153.

Regulamentação de acesso das Guardas Municipais as informações do
INFOSEG (A Portaria do Ministério da Justiça será publicada em breve).

Padronização do Código de Conduta para as Guardas Municipais (Regulamento
Disciplinar).

Padronização de uniformes na cor azul ( para as Guardas Municipais localizadas
em Estados onde a Polícia Militar utiliza uniforme na cor azul o uniforme será

na cor caqui).

Padrão de identificação de uniformes e viaturas.

Modelo de Projeto de Lei para criação de Guardas Municipais.

Modelo de Edital para ingresso na Carreira de Guarda Municipal.

Plano de Carreira, Cargos e Salários.

Aposentadoria Especial.


Revisão das Atribuições das Guardas Municipais (As Guardas municipais além
da proteção dos bens, serviços e instalações devem proteger principalmente o
cidadão).

Prisão Especial.

Reforçar a Atuação das Guardas Municipais no trânsito dos municípios.

Diretrizes para a Formação de Guardas Municipais.

Proposta de alteração da Matriz Curricular da SENASP para as Guardas
Municipais.

Controle Interno e Externo (Corregedorias Independentes e Ouvidorias).

Procedimento Operacional Padrão para as Guardas Municipais.
Estamos discutindo em separado o Porte Funcional e Particular de arma de fogo
independente do número de habitantes, não é o número de habitantes que irá determinar
se o município é ou não violento, o Guarda municipal dever ter o Porte Funcional e
Particular 24 horas, dentro e fora do serviço.

4. Apresentação dos Presidentes Regionais dos trabalhos nas regiões.

- Os Presidentes Regionais falaram sobre os trabalhos nas regiões.

- A maior dificuldade é cadastrar as Guardas Municipais, muitas vezes as
informações não chegam até as Guardas.

5. Criação do Site do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

- Estamos criando o Site do Conselho Nacional das Guardas Municipais
facilitando o acesso às informações por todas as Guardas Municipais do país.

- As Guardas terão um espaço para apresentarem seus trabalhos e falarem de
suas conquistas e dificuldades.


6. Apresentação dos trabalhos do Presidente do Conselho Nacional das
Guardas Municipais junto ao Conselho Nacional de Segurança Pública
do Ministério da Justiça (CONASP.

- O Conselho Nacional das Guardas Municipais está sendo representado
no CONASP e tem cadeira permanete, tendo como Conselheiro o
Presidente do Conselho Joel Malta de Sá.

- Vários assuntos importantes no campo da Segurança Pública têm sido
discutidos no CONASP, as Guardas Municipais estão incluidas em todas
estas discussões.

- As Guardas Municipais garantiram seu espaço e atuação no Plano
Nacional de Segurança Pública elaborado pelo Minsitério da Justiça.

7. Durante a reunião da Diretoria no Rio de Janeiro compareceu o Dr.
Marcelo Oliveira – Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de
Segurança Pública o qual informou que em poucos dias será publicada
uma Portaria do Ministério da Justiça autorizando as Guardas
Municipais a acessarem o INFOSEG, pedido este feito pelo Presidente
do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

- Na Portaria constarão as regras para o acesso, bem como o número de
senhas para cada Guarda, além do treinamento dos profissionais, é uma
grande conquista para todas as Guardas Municipais do Brasil.

Outras notícias serão publicadas em breve.

Um grande abraço a todos os Guardas Municipais do Brasil,
vamos caminhar juntos.


JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais 

Guardas Municipais da Bahia e do Brasil estão em Luto

GMs DA BAHIA ESTÃO DE LUTO: Bandidos matam Guarda Municipal e atropelam Delegado em assalto a banco

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (3) em Serra do Ramalho.
Um Guarda Municipal foi morto. Um policial e um guarda foram feridos.
Moradores da cidade de Serra do Ramalho, na região oeste a Bahia, viveram momentos de pânico durante um assalto à agência do Banco do Brasil do município na manhã desta quinta-feira (3).
A ação dos bandidos foi registrada por um cinegrafista amador. As imagens mostram um dos bandidos em frente à agência e clientes que foram mantidos reféns. Um dos suspeitos faz vários disparos.
Os reféns ficaram de mãos dadas, formando uma espécie de escudo para os criminosos. Antes de fugir, os homens obrigaram alguns reféns a sentar nas janelas do carro. Um deles foi colocado no capô do veículo. A quadrilha deixou a cidade fazendo mais disparos.
De acordo com a polícia, os suspeitos fugiram por uma estrada de terra e colocaram galhos de árvore para evitar uma perseguição. Dois guardas municipais e um policial civil seguiram o grupo. Foi quando começou uma troca de tiros e um dos guardas foi morto. O outro guarda e o policial foram levados para um hospital de Barreiras, também no oeste do estado, e passam bem.

De acordo com a polícia, o carro usado no assalto foi abandonado com marcas de tiros. Dentro do veículo foram encontrados uma máscara e um colete de uma empresa de segurança. Até agora, ninguém foi preso. A polícia informou que ainda não sabe o valor levado pelo grupo e suspeita-se que cerca de 15 pessoas tenham participado da ação. Quatro deles fugiram no carro.

"QUE O NOSSO DEUS POSSA CONFORTAR A ESSSA FAMILIA QUE PERDEU O SEU AMADO, FILHO, PAI, ESPOSO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE FARDA, FICA A FALTA DO NOSSO AMIGO, QUE PERDEU A SUA VIDA EM PROL DA SOCIEDADE, QUE O SENHOR JESUS POSSA ILUMINAR O CAMINHO DA SUA FAMILIA E QUE LHE DER CONFORTO NO SEU CORAÇÃO, PARA SEGUIR ESSA JORNADA EM FRENTE, POIS UM DIA, TODOS NÓS VAMOS TER QUE PASSAR… MAIS ESPERAMOS EM DEUS.
MEUS PESAMES A FAMILIA E QUE A JUSTIÇA DOS HOMENS NESTA TERRA SEJA FEITA. POIS AINDA ACREDITAMOS NA JUSTIÇA…" Lucival Ferreira
SINDGUARVIMOB (Sindicato dos Guardas e Vigilantes Municipais do Oeste Baiano)
Posted by
______________________________________________________________________________

Gostaria apenas e tão somente que os nossos doutos congressistas (políticos brasileiros) explicassem melhor esta limitação do porte de arma para as Guardas Municipais em razão da quantidade populacional, a Cidade de Serra do Ramalho – Bahia, tem em média segundo estatísticas do IBGE/2007, uma população de 31.130  habitantes, me parece que a CRIMINALIDADE desconhece esta limitação e/ou aproveita esta ignorância legislativa.
Quanto menor, com um número pequeno de habitantes, mais inseguro e a deriva da criminalidade estará o município, pois, esta lei discriminatória propicia uma melhor ação para aquele que quer agir completamente FORA DA LEI.
Infelizmente é isso que prega o Estatuto do (Pseudo)-Desarmamento, onde desarma o Policial e o Cidadão de bem e permite que o MARGINAL (a margem da lei) viva e desfrute da impunidade e da fragilidade dos pequenos municípios muitas vezes abandonado pelo poder público estadual.
Parabéns Brasil temos os representantes que merecemos (elegemos).
ACORDA BRASIL VAMOS EXIGIR NOSSOS DIREITOS.
Comentários Claudio Frederico de Carvalho
____________________________________________________________________________

Cidade de Serra do Ramalho/BA. População e Estatísticas

A população de Serra do Ramalho é de 31130 de habitantes. Serra do Ramalho ocupa a 82ª (octogésima segunda) posição de cidade mais populosa no estado de BA e a 947ª (nongentésima quadragésima setima) no Brasil.
[QUEBRA]

Cidades do estado de BA com população similar a Serra do Ramalho

Cidades de outros estados com população similar a Serra do Ramalho

Fonte: IBGE (2007)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Guarda detém homem com 1 kg de cocaína em barreira no Parolin


03/05/2012 12:02:00
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS
 Um homem transportando um quilo de cocaína foi detido em flagrante por agentes da Guarda Municipal e encaminhado ao 2º Distrito Policial nesta quinta-feira (3) durante a implantação da Unidade Paraná Seguro, no Parolin. O suspeito, que dirigia um Corsa Sedan Preto, foi parado numa barreira feita pelos guardas municipais que encontraram com ele, além da droga, R$ 574 em dinheiro.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS
Em uma operação concentrada de segurança pública, policiais militares, civis e guardas municipais ocuparam as ruas do bairro Parolin para a implantação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) do estado, em Curitiba. A ação mobilizou 300 policiais militares e civis e 52 guardas municipais.
“O local foi escolhido por ser considerado um bairro violento com alto índice de homicídios. Proporcionalmente é um dos bairros mais violentos de Curitiba”, afirmou o coronel Cesar Alberto Souza, subcomandante da Polícia Militar e coordenador das UPSs no Estado.
Junto com a operação policial, a Prefeitura de Curitiba mobilizou as secretarias municipais para reforçar a oferta de serviços na região. "Por determinação do prefeito Luciano Ducci está sendo feito o reforço da iluminação pública no bairro, obras de roçadas e limpeza de terrenos baldios. A Fundação da Ação Social (FAS) também está oferecendo abrigos para moradores de rua e usuários de drogas", afirmou o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS

Ocupação - Na área onde vivem 11,5 mil habitantes os policiais fizeram abordagens de suspeitos, ocuparam as ruas e vistoriaram veículos. A ação, na manhã desta quinta-feira, resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas, um deles com 40 pedras de crack e outro com 5 pedras do entorpecente.  Os homens presos em flagrante foram encaminhados ao 2º Distrito Policial. Agentes da Guarda Municipal atuaram na abordagem e em bloqueios nas ruas do bairro.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS

A operação conjunta desta quinta-feira faz parte de um processo iniciado há 90 dias pelas forças de segurança e irá culminar com a implantação da 2ª Unidade Paraná Seguro na capital. Nesse período foram cumpridos mandados de prisão e feita a apreensão de armas, drogas e de 11 máquinas caça-níqueis. Na sexta-feira (4) a Polícia Militar irá divulgar um balanço das apreensões e prisões realizadas nesta quinta.

"A Guarda Municipal de Curitiba vai continuar com o trabalho em conjunto com a Polícia Militar durante a implantação da UPS. Foi realizado um levantamento dos crimes que acontecem aqui na região. Há muitos registros de tráfico de drogas e homicídios", explicou o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS

O efetivo policial com militares, policiais civis e agentes da Guarda Municipal irá permanecer na região pelas próximas 24 horas. A partir de então será destacado um grupamento da PM para a segurança permanente no local. A Prefeitura irá reforçar a oferta de serviços públicos já disponíveis no local.
A previsão é que até o fim deste ano 10 UPS sejam implantadas em Curitiba. A primeira UPS foi implantada com sucesso no Uberaba, no mês de março. Cerca de 75% da criminalidade foi reduzida na região após a instalação da UPS.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS
Mais segurança - Os moradores do Parolin aprovaram a instalação da UPS e acreditam que a ação irá melhor a vida de todos no bairro. Jedaias Rodrigues de Oliveira há 17 anos mora no bairro. Na manhã desta quinta-feira, enquanto levava os filhos gêmeos Cristian e Cristopher para a creche, conversou com alguns policiais e guardas municipais.
Operação conjunta entre policiais militares, civis e guardas municipais, para implantação da Unidade Paraná Seguro no Parolin. Curitiba, 03/05/2012 Foto: Brunno Covello/SMCS
"Ações como esta são importantes para diminuir os casos de drogas. Se essa ação tiver continuidade será muito positivo para todos", afirmou. Célia de Fátima Horst levou o neto Cauã, de 4 anos, para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Baptista Fontana, e também gostou de ver os policiais nas ruas. "Isso vai aumentar a segurança para toda a comunidade", afirmou. 
Extraído de: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guarda-detem-homem-com-1-kg-de-cocaina-em-barreira-no-parolin/26587