Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Guarda Municipal de Juazeiro do Norte recebe a visita de integrantes da Guarda Municipal de Petrolina




Da esquerda para direita. Sub insp. Normélia(Juazeiro do Norte), Sub Cmt Belino Belino(Juazeiro do Norte), GM Carlos(Petrolina), Sargento Vasconcelos(Juazeiro do Norte), Coronel Daniel(Petrolina), CMT Nascimento(Petrolina), GM Medrada(Petrolina) e Sub Insp N.Silva(Juazeiro do Norte).

A Guarda Municipal de Juazeiro do Norte recebeu em suas instalações neste dia  21 de dezembro a visita de uma comitiva da Guarda Municipal de Petrolina que veio conhecer o funcionamento da Guarda e trocar experiências sobre gestão e atuação das Guardas no Brasil. A comitiva era composta pelo Coronel Daniel da PM do Pernambuco. que é o Secretário de Segurança Cidadã, o Comandante GCM Nascimento, e os guardas Medrada, e Carlos.








A Guarda Municipal de Petrolina é composta por 121 (cento e vinte e um) integrantes, e tem 12 (doze) viaturas, sendo 06 (seis) carros e 06 (seis) motos e tem 96 (noventa e seis) integrantes com o porte funcional de arma de fogo.




A comitiva elogiou os projrtos sociais da Guarda de Juazeiro, em especial o programa Atleta Cidadão e o GAPAD (Grupo de Apoio Anti drogas) e levou a comitiva para conhecer as bases de Segurança Comunitária epontos turisticos de Juazeiro do Norte.

Fonte: GCM Marcelo

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE ALTAMIRA CORRE O RISCO DE NÃO RECEBER AS TASER


   As Armas TASER – é uma arma não-letal especificamente desenhada para atender as exigências do trabalho policial no dia-a-dia das ruas.
Compacta, leve, eficiente, segura e altamente auditável, tem a função de paralisar suspeitos. A TASER registra a data e o horário que o policial destravou a arma, se disparou com cartucho ou sem cartucho, a duração de cada disparo, a energia que foi emitida no corpo do suspeito em cada disparo, e data e horário de cada acionamento do gatilho.



É uma arma bastante utilizada pelas forças policiais e pelas maiorias das Guardas Municipais. Ela não substitui a arma de fogo, pois são utilizadas em penúltimo caso no uso legal e progressivo da força.

No entanto, a Guarda Municipal de Altamira, através da prefeitura realizou convênio com a NESA (Norte Energia) e entre os equipamentos mitigados constam 53 armas TASER. Todo o processo de aquisição foi realizado, segundo informações colhidas. A autorização do Exercito foi emitida em 27/ 07/ 2011. Mas a prefeitura, através do Comando da Guarda, não informou a conclusão do processo de aquisição, a saber, a assinatura do contrato junto a Empresa fornecedora.
Na data de hoje fiz contato com a empresa e a mesma me informou que isso ainda está pendente. Neste percurso, as armas solicitadas vieram a ser substituída por outra mais moderna, ficando a outra ultrapassada, segundo o fabricante, uma das mudanças está na quantidade de disparos, as antigas realizavam apenas um disparo, sendo necessário recarregá-la pra fazer o segundo, já a nova arma realiza dois disparos. Sem necessidade de recarregá-la.

 A Empresa informou ainda, que entrou em contato com a Prefeitura, Comando da Guarda e NESA, relatando estas mudanças e que forneceria os produtos NOVOS junto com o treinamento sem acréscimo, os valores permaneceriam de acordo com a proposta das Armas antigas e ultrapassadas. E segundo a empresa, todos concordaram.

Fato, caros amigos, é que está ocorrendo com passos lentos, com muita morosidade, e tudo com pouca informação. São equipamentos modernos e possuem um custo alto, e os recursos para aquisição não são dos cofres do município, que poderia dizer não possuir recurso para este fim, os recursos já existem.

Precisamos juntos assegurar e garantir que o Comando através da Prefeitura junto com a NESA venham realmente adquirir estes equipamentos, que não resolve nossa problemática, mas ameniza um pouco. O receio que recai é que o recurso disponibilizado possa ser destinado para outro fim, e não para atender a necessidade da proteção individual que tanto pleiteamos e necessitamos para desenvolvermos nossas atribuições, e com isso podermos realizar um trabalho de qualidade para a população a qual servimos.

Por: FABIANO BERNARDO
Presidente AGMALT
Acadêmico em Gestão Pública
Mais informação acesse:
http://www.taserbrasil.com.br/x2/default.htm

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA)


GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) FAZ O PRIMEIRO GUARDA MUNICIPAL INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO DO ESTADO DA BAHIA

                                                    Imagem do GM Almir Santos Lima
O Guarda Municipal 1ª Classe, Almir Santos Lima, com o apoio do Comando da Guarda Municipal de Jacobina, Marcos Adriano UGMJ (Associação dos Guardas Municipais de Jacobina) e Prefeitura Municipal de Jacobina, fez o Curso Avançado para Capacitação de Instrutores de Armamento e Tiro que ocorreu na Cidade de Barueri-SP, entre os dias 14 a 19 de novembro 2011 e ministrado pelo Coordenador do Curso, GCM Siderley Andrade , Instrutores GCM Carlos Roberto, GCM Cleiton e o Pedagogo Alcides ambos da cidade de Jandira-SP e o armeiro, CB Edimar de Barueri-SP, O Curso teve duração de 82 horas e 500 tiros distribuídos nas seguintes armas, Revolver 38, pistola 380, carabina, espingarda calibre 12 e Safir T14, tendo como objetivo principal dar conhecimentos básico e avançados sobre instrução de tiro, metodologia e tipos de instruções, dar conhecimentos básicos para montar e conduzir uma instrução de armamento e tiro, seja ela para um aluno iniciante ou um curso avançado em tiro, bem como está preparado para o credenciamento na Polícia Federal. Lembrando que o Ministério da Justiça, através da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), vem incentivando as Guardas Municipais de todo o Brasil, para formar seus próprios formadores. Pensando nisso a Guarda Municipal de Jacobina está planejando formar novos formadores em 2012.

Fonte: Marcos Adriano CMT da Guarda Municipal de Jacobina - B